Mulher de salto alto se desequilibra ao carregar uma caixa muito grande

Posso carregar muito peso no trabalho?

Posso carregar muito peso no trabalho?

Posso carregar muito peso no trabalho? Essa é a pergunta que trabalhadores que precisam locomover cargas altas fazem todos os dias. Contudo, eles não conhecem os limites, e nem sabem se eles de fato existem para a categoria.

Porém, estamos aqui para falar sobre os limites no carregamento de peso no trabalho, além das suas consequências. Além disso, no texto abaixo, você vai conhecer alguns direitos básicos, e se informar sobre o que deve ser feito em caso de acidente. Boa leitura!

Advogado por WhatsApp

Especialista em Ações Trabalhistas!

Posso carregar muito peso no trabalho?

Eu não posso carregar muito peso no trabalho, diferente do que muitos trabalhadores são condicionados a pensar. É por conta desse excesso de carga que muitos empregados acabam machucando a coluna ao realizar suas atividades profissionais.

Segundo o artigo 198 da CLT, a carga máxima que pode ser carregada por um homem é de apenas 60 quilos. Esse número é relacionado ao peso individual, ou seja, com a ajuda de outro funcionário, esse valor pode acabar aumentando.

De toda forma, quando falamos das mulheres, o limite de peso a ser carregado é de 20 quilos. Se esses limites forem ultrapassados, podemos dizer que o que está delimitado na CLT não está sendo respeitado pela empresa.

Advogado por WhatsApp

Especialista em Ações Trabalhistas!

O que acontece se eu pegar muito peso no trabalho?

Não posso carregar muito peso no trabalho porque isso acaba trazendo algumas consequências para o corpo humano. A saúde do trabalhador é prejudicada de maneira significativa quando certos limites acabam não sendo respeitados.

Além disso, como vimos, a própria CLT determina um limite de carregamento de peso que deve ser respeitado pelos trabalhadores e empresas. É importante que você conheça esses limites para que não seja desrespeitado pelo local em que trabalha.

Em todo caso, alguns dos problemas mais comuns que carrega muito peso no trabalho precisa enfrentar são os seguintes:

  • acidente de trabalho;
  • hérnia de disco;
  • distensões musculares;
  • problemas na coluna em geral, por conta da falta de ergonomia que o excesso de carga causa;
  • o surgimento de doenças ocupacionais, como a lombalgia e a tendinite;
  • cansaço excessivo.

Sou obrigado a carregar peso no trabalho?

O trabalhador não é obrigado a carregar muito peso no trabalho, pois isso é prejudicial para a sua saúde. Por esse motivo, é importante buscar respeitar os limites que são colocados pela CLT, para garantir que você não seja prejudicado pela realização do seu trabalho.

Contudo, é importante entender que algumas profissões vão precisar realizar o carregamento de peso. Dessa forma, não é porque você não pode pegar muita carga, que você vai deixar de pegar qualquer peso que apareça.

Em todo caso, você irá carregar peso de acordo com a sua atividade, porém, os limites devem ser respeitados. Dessa maneira, você realiza o seu trabalho e diminui as chances de alguma lesão ou acidente de trabalho acabem acontecendo.

Qual o limite de peso que um trabalhador por carregar?

Como vimos, existe um limite de peso a ser carregado pelos trabalhadores de maneira geral. Homens e mulheres contam com um valor que deve ser respeitado para que se evitem acidentes de trabalho e doenças que possam se desenvolver.

Para homens, esse limite é de 60 quilos, enquanto que, para mulheres, o limite máximo é de 20 quilos. No caso dos adolescentes, com todos os cuidados que forem necessários, é permitido o carregamento de até 25 quilos, no caso dos homens.

Em todo caso, é importante citar que esse carregamento de peso leva em consideração apenas o que é carregado pela pessoa em si. Sendo assim, o que é colocado em um carro de mão, ou em trilhos, não conta com esse mesmo limite que citamos aqui.

De toda forma, se os seus limites não forem respeitados, não deixe de dialogar com seu empregador sobre isso. Caso a conversa não resolva, procure um advogado para se consultar sobre o que pode ser feito para que isso seja resolvido da melhor forma possível.

Quais são os direitos de quem carrega muito peso no trabalho?

Quem carrega muito peso no trabalho tem direito a alguns benefícios garantidos pelas empresas e pela Previdência. Entre os que mais se destacam nesse sentido, podemos citar os seguintes:

  • EPI: a empresa é obrigada a disponibilizar equipamento de proteção individual para cada um dos seus funcionários;
  • treinamento: o empregado deve ser treinado para realizar o manuseio de cargas de forma correta, sem comprometer sua saúde;
  • pausas: o trabalhador que carrega muito peso tem o direito de realizar pausas regulares para que sua saúde não seja prejudicada;
  • ambiente de trabalho adequado: chão antiderrapante, e outras adaptações que fazem com que o espaço seja adaptado para o trabalho são obrigatórios;
  • limite de peso: como vimos, existe um limite de peso a ser respeitado, sendo um direito do trabalhador que ele não seja ultrapassado.

Além disso, o empregado também tem o direito de passar por avaliações frequentes para avaliar a saúde do seu corpo. Dessa maneira, é possível evitar que imprevistos façam com que o trabalhador seja prejudicado por conta de sua atuação em ambiente profissional.

De toda forma, aquele que se lesionou e ocorreu um acidente de trabalho, ocasionando afastamento, tem direito à estabilidade. Assim, quando retornar ao trabalho, ele tem o seu emprego garantido por 12 meses, salvo em casos de demissão por justa causa.

Levantei muito peso e ocorreu um acidente, como proceder?

Como vimos, não posso carregar muito peso no trabalho, apesar dessa prática ser extremamente comum. É normal que, nessas situações, aconteçam acidentes de trabalho, o que deixa muitos trabalhadores sem saberem o que deve ser feito.

Nesse caso, as obrigações iniciais são da empresa, que precisa abrir uma CAT para informar o INSS sobre o acontecido. O processo é obrigatório, e, se não for feito por sua empresa, você mesmo ou um dependente podem fazê-lo, no sindicato.

Caso seja necessário afastar o trabalhador por mais de 15 dias do trabalho, você poderá receber benefícios previdenciários. Para fazer a solicitação, basta acessar a plataforma Meu INSS, enviar os documentos que comprovam a lesão, e solicitar o benefício.

Em todo caso, não deixe de buscar seus direitos e também garantir que eles sejam respeitados. Aproveite para ler outros artigos do nosso blog para conhecer melhor os seus direitos!

Advogado por WhatsApp

Especialista em Ações Trabalhistas!

Posts Relacionados

Não deixe de conferir esses posts relacionados também!

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários

    Atendimento rápido, eficiente e em tempo real para sua comodidade!

    Resolva os seus problemas sem precisar sair de casa.

    Entre em contato
    Mulher sorrindo com um celular na mão