Foto de Capa: Três livros estão empilhadas enquanto um malhete está apoiado neles

Quem Machuca a Coluna no Trabalho pode entrar na justiça?

Quem Machuca a Coluna no Trabalho pode entrar na justiça?

Quem machuca a coluna no trabalho pode entrar na Justiça? Essa é a dúvida que muitos trabalhadores têm ao se lesionar exercendo o seu serviço. Contudo, eles não sabem se têm algum direito de processar a empresa nesse tipo de situação.

Entretanto, estamos aqui para garantir que você saiba o que fazer caso machuque a sua coluna no trabalho. Aqui, você vai entender o que deve ser feito, como comprovar a lesão, entre outras informações essenciais para ter acesso aos seus direitos. Confira!

Advogado por WhatsApp!

Não deixe seu chefe negar seus direitos. Conte com a ajuda de advogados com mais de 13 anos de experiência nesse tipo de ação.

Como comprovar que machuquei a coluna no trabalho?

Antes de falarmos se quem machuca a coluna no trabalho pode entrar na Justiça, vamos falar sobre comprovar lesões do tipo. Qualquer tipo de benefício do INSS, ou indenização que possa ser paga, só acontece com a comprovação do machucado.

Para isso, será necessário contar com laudos e exames médicos que comprovam o machucado na coluna. Além disso, será preciso especificar, nos documentos, que a lesão aconteceu por conta da atividade profissional exercida.

Além disso, é interessante destacar que, em alguns casos, é preciso a realização de exames adicionais. Ressonâncias e radiografias, por exemplo, são comuns de serem solicitadas nesse tipo de situação.

De toda forma, a realização e o resultado desses exames são o que vão te ajudar a buscar uma indenização ou benefício previdenciário. Sem a comprovação oficial do que aconteceu, você não conseguirá contar com o que deseja.

A empresa pode me demitir por conta do machucado na coluna?

Um machucado na coluna, como um todo, não pode ser motivo de demissão em nenhuma situação. Dessa forma, podemos afirmar que a empresa não pode demitir alguém por ela ter se machucado, contudo, é preciso entender alguns pontos básicos.

Se você está machucado na coluna, e isso aconteceu por algo fora do trabalho, a empresa ainda pode te demitir. Ela não poderia apenas caso a lesão tivesse acontecido em decorrência do seu serviço, pois ela seria responsável.

De maneira geral, empresas não demitem por conta de lesões, desde que o funcionário consiga realizar seu trabalho, ou retornar a ele normalmente. De maneira geral, uma lesão não é motivo para que uma demissão acabe acontecendo.

Advogado por WhatsApp!

Não deixe seu chefe negar seus direitos. Conte com a ajuda de advogados com mais de 13 anos de experiência nesse tipo de ação.

Quem machuca a coluna no trabalho pode entrar na Justiça?

Enfim, quem machuca a coluna no trabalho pode entrar na Justiça? A resposta para essa questão é positiva, mas depende de cada caso. Isso porque, se a origem da lesão não aconteceu no serviço, não é possível fazer nada pelo empregado.

Por isso, o machucado na coluna deve ter acontecido em ambiente profissional, ou em decorrência da atividade profissional. Nesses casos, basta procurar por um advogado e então iniciar uma ação judicial para lutar pelos seus direitos.

Entretanto, se adoeci da coluna, mas não tem ligação com meu serviço, não existe a possibilidade de entrar na Justiça. Nessa situação, não existe ninguém a ser processado, e por esse motivo, não adianta tentar iniciar nenhuma ação judicial.

Quem machuca a coluna no trabalho recebe indenização?

Quem machuca a coluna no trabalho pode receber algum tipo de indenização por isso? Essa também é uma das perguntas mais comuns quando pensamos nas lesões que um empregado pode sofrer no ambiente profissional.

A boa notícia é que o empregado tem direito a receber dois tipos de indenização nesse tipo de situação. Abaixo iremos falar de ambas, para que você entenda tudo o que é seu por direito se uma lesão do tipo acabar acontecendo.

Indenização moral

Uma das indenizações que o trabalhador recebe ao machucar a coluna no trabalho é a indenização por danos morais. Por meio dela, a empresa busca recompensar o empregado pelo trauma da lesão ter acontecido em ambiente profissional.

Essa indenização existe para compensar o trauma da situação, pois um machucado na coluna pode ser o ponto inicial de uma série de outros problemas. Algumas pessoas, ao passarem por esse trauma, podem até mesmo desenvolver depressão, por exemplo.

De toda forma, o valor da indenização por dano moral varia de cada caso, dependendo da gravidade da lesão, consequências, entre outros pontos. Porém, em situações mais graves, pode chegar até mesmo à casa das centenas de milhares de reais.

Indenização material

Quem machucou a coluna no trabalho também tem direito à indenização material, referente aos gastos com sua saúde. Aqui, todo valor que deverá ser gasto para garantir a recuperação do funcionário é de responsabilidade da empresa.

Ou seja, se o empregado já tiver gasto algo comprando remédios, ou realizando exames, a empresa deve reembolsá-lo. Se for comprovado que o machucado na coluna se iniciou no trabalho, o empregador deve arcar com todos os gastos médicos da recuperação.

Quem machuca a coluna no trabalho tem direito a benefício do INSS?

Como vimos, quem machuca a coluna no trabalho pode entrar na Justiça, desde que tenha como comprovar a lesão. Além disso, também é interessante saber que você ainda pode contar com os benefícios previdenciários do INSS.

Se você trabalha em regime CLT, você tem direito a usufruir dos benefícios do INSS se for afastado por um período maior do que 15 dias. De toda forma, alguns dos principais que você vai poder aproveitar nessa situação são os seguintes:

  • estabilidade: o empregado machucado não pode ser demitido pelos próximos 12 meses após retornar ao trabalho;
  • aposentadoria por invalidez: se a lesão for mais grave, o empregado pode até mesmo conseguir uma aposentadoria por isso;
  • auxílio-doença: durante o período afastado para se recuperar, o empregado pode receber auxílio financeiro do Governo;
  • FGTS: durante todo o período em que estiver afastado, o pagamento do FGTS deve continuar acontecendo normalmente.

Como vimos, além das indenizações que citamos, você ainda tem a possibilidade de contar com o auxílio do INSS. Para fazer a solicitação, basta acessar a plataforma Meu INSS com seus dados e enviar os documentos comprovando a lesão.

Por fim, não deixe de ler outros textos do nosso blog para conhecer outros direitos de quem machucou a coluna no trabalho!

Advogado por WhatsApp!

Não deixe seu chefe negar seus direitos. Conte com a ajuda de advogados com mais de 13 anos de experiência nesse tipo de ação.

Posts Relacionados

Não deixe de conferir esses posts relacionados também!

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários

    Atendimento rápido, eficiente e em tempo real para sua comodidade!

    Resolva os seus problemas sem precisar sair de casa.

    Entre em contato
    Mulher sorrindo com um celular na mão