Foto de Capa: Pescador sorridente segurando um peixe em cada mão e os estendendo em direção a tela

Qual a melhor aposentadoria rural para pescador?

Qual a melhor aposentadoria rural para pescador?

Você sabe qual a melhor aposentadoria rural para pescador? Entender essa questão é essencial para garantir que irá se aposentar recebendo o máximo possível. Contudo, nem todos conhecem os tipos de aposentadoria disponíveis para quem trabalha na área.

Por esse motivo, preparamos este artigo, falando mais sobre os tipos de aposentadoria rural para os pescadores artesanais. Além disso, você também vai conferir outras informações essenciais para garantir o seu conforto ao se aposentar. Boa leitura!

Advogado por WhatsApp

Especialista em Aposentadoria Rural

Quem pode solicitar aposentadoria rural como pescador?

Antes de falarmos sobre qual a melhor aposentadoria rural para pescador, vamos descobrir quem pode fazer a sua solicitação. Isso porque, apesar de estarmos falando de pescadores, outros profissionais ligados ao ramo também podem se classificar para essa aposentadoria.

Isso porque, todos os trabalhadores rurais que dependem da pesca para sobreviver, também podem solicitar a aposentadoria rural. Dessa forma, podemos dizer que os seguintes profissionais também podem se enquadrar para solicitar o benefício:

  • responsáveis pela limpeza do que é pescado;
  • marisqueiros;
  • aqueles que realizam a pesca de camarão, ou ainda catam caranguejos;
  • responsáveis pela limpeza dos barcos utilizados;
  • qualquer trabalhador que as suas atividades representem apoio à pesca artesanal.

Parentes também podem solicitar a aposentadoria rural?

Além dos pescadores artesanais e os outros profissionais que citamos, alguns parentes também podem ter acesso à aposentadoria rural. A esposa do pescador, por exemplo, pode ter acesso ao benefício, se comprovar que também participou das pescas de alguma forma.

Filhos também podem ter acesso à aposentadoria rural se comprovarem que participaram do processo de pesca em algum nível. Em todo caso, além de saber qual a melhor aposentadoria rural para pescador, também é interessante entender que outras pessoas podem se beneficiar disso.

Qual a melhor aposentadoria rural para pescador?

Enfim, vamos falar sobre qual a melhor aposentadoria rural para pescador, o que vai te ajudar a fazer sua escolha. O ponto aqui é que, dependendo do tipo de aposentadoria, vai acabar mudando o valor do benefício, e por isso, é preciso estar atento.

Em todo caso, abaixo vamos falar sobre os 3 tipos de aposentadoria rural que o pescador pode escolher. Confira!

Segurado especial

A aposentadoria rural garante a condição de segurado especial para aqueles que se encaixam como pescadores artesanais. Por esse motivo, é possível adiantar o período de aposentadoria, já que o trabalho acaba sendo mais desgastante.

De toda forma, para usufruir da aposentadoria do pescador para segurado especial, é necessário respeitar alguns pré-requisitos, sendo eles:

  • para homens, é necessário ter pelo menos 60 anos;
  • as mulheres precisam ter, no mínimo, 55 anos de idade;
  • o tempo de carência mínima é de 180 meses, ou seja, 15 anos de trabalho.

Se encaixando dentro desses requisitos, você não deve enfrentar dificuldades ao solicitar esse tipo de aposentadoria. Nesse caso, o valor pago será sempre o de um salário mínimo, que, em 2024, é de R$ 1.412,00, mas que, nos próximos anos, sofrerá reajuste.

Tempo de contribuição

A aposentadoria rural para pescador por tempo de contribuição vai exigir atenção por parte dos trabalhadores. Isso porque, os pré-requisitos necessários para contar com esse tipo de benefício são diferenciados, sendo eles:

  • homens precisam ter, no mínimo, 35 anos de contribuição;
  • para as mulheres, é necessário ter, pelo menos, 30 anos de contribuição;
  • o tempo de carência mínima é de 180 meses, ou seja, 15 anos de trabalho.

Além disso, se você atingiu os requisitos até 12/11/2019, o cálculo de aposentadoria é um, e, depois disso, é outro. Para os que conseguiram até o dia 12/11, é tirada uma média de 80% das suas maiores contribuições, sendo somadas com o fator previdenciário.

Já se os requisitos foram conquistados após 12/11, será recebido 60% das maiores contribuições + 2% a cada ano que exceder os seguintes números:

  • 2% a cada ano se exceder 20 anos de contribuição para homens;
  • 2% a cada ano se exceder 15 anos de contribuição para mulheres.

De toda forma, esse modelo de aposentadoria, para quem trabalha há muitos anos, acaba compensando bastante. Quanto maior for seu tempo de contribuição, maior será a porcentagem, e por isso, mais dinheiro será pago.

Idade rural

Na aposentadoria por idade rural, os pré-requisitos para fazer a solicitação são os mesmos do segurado especial. Ou seja, os únicos pontos que você precisa estar atento são na idade mínima, além do tempo de carência de 180 meses que é obrigatório.

Porém, aqui o cálculo é feito de forma diferente, já que é tirada a média das maiores contribuições do pescador. Da média, você recebe 70% + 1% a cada ano de contribuição, o que pode te ajudar a contar com um valor maior do que o salário mínimo.

Contudo, é sempre interessante verificar quantos anos de contribuição para o INSS você já tem antes de optar por essa modalidade. Se o número for muito alto, é algo que vale a pena e que pode te ajudar a se aposentar recebendo bons valores.

Em todo caso, a aposentadoria rural para pescador por idade rural é uma boa alternativa para quem trabalha há bastante tempo. Quanto mais anos de contribuição você tiver, mais dinheiro você receberá, e mais confortável será a sua vida financeira.

Advogado por WhatsApp

Especialista em Aposentadoria Rural

Como solicitar aposentadoria rural para pescador?

Agora que já vimos qual a melhor aposentadoria rural para pescador, vamos falar sobre a solicitação do benefício. Hoje, a forma mais simples de dar entrada no pedido é por meio da plataforma Meu INSS, que permite que tudo seja feito de forma digital.

Ao acessar a plataforma, basta logar com seus dados pessoais e então enviar os documentos que comprovam o tempo de trabalho rural. Para isso, notas fiscais de vendas, testemunhos de conhecidos, e outros documentos podem servir.

De toda forma, após isso, basta aguardar até que o INSS dê uma resposta sobre o seu pedido de aposentadoria. Em caso de qualquer problema com ter acesso ao benefício, ou sobre comprovar trabalho rural, não deixe de procurar o auxílio de um advogado.

Em todo caso, você também tem a possibilidade de dar entrada na aposentadoria indo até a sede mais próxima do INSS. Outra alternativa é por meio do número 135, onde você também pode se informar e tirar dúvidas sobre o seu pedido.

Por fim, não deixe de ler outros artigos do nosso blog para ficar antenado sobre os seus direitos como trabalhador rural!

Advogado por WhatsApp

Especialista em Aposentadoria Rural

Posts Relacionados

Não deixe de conferir esses posts relacionados também!

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários

    Atendimento rápido, eficiente e em tempo real para sua comodidade!

    Resolva os seus problemas sem precisar sair de casa.

    Entre em contato
    Mulher sorrindo com um celular na mão