Foto de Capa: Trabalhador da construção civil acidentado está mancando enquanto se apoia nos ombros de outros colegas

Machuquei a coluna no trabalho: o que fazer?

Machuquei a coluna no trabalho: o que fazer?

Machuquei a coluna no trabalho: o que fazer? Muitos trabalhadores acabam sofrendo com dores nas costas por conta do serviço, porém, não sabem o que fazer com isso. Em alguns casos, como em acidentes, as consequências podem até ser mais graves do que o habitual.

Contudo, em qualquer situação, é necessário saber o que deve ser feito quando esse tipo de cenário se cria. Por isso, preparamos este artigo, falando mais sobre o que deve ser feito quando um trabalhador acaba machucando a coluna no trabalho. Venha conferir!

Advogado por WhatsApp!

Especialista em ações envolvendo Direitos Trabalhistas

Machuquei a coluna no trabalho: o que fazer?

Machuquei a coluna no trabalho: o que fazer? O primeiro passo a ser tomado aqui é pela sua empresa, ao menos em caso de acidente. Nessa situação, é necessário que a companhia faça a abertura da CAT para informar sobre o acidente.

Dessa maneira, o INSS fica ciente sobre o seu caso, e você já pode verificar a possibilidade de contar com benefícios previdenciários. Porém, caso a empresa não abra a CAT, ela será multada, e o processo pode ser feito por você mesmo, indo até o sindicato.

Porém, é comum também que trabalhadores machuquem a coluna sem ser em acidente, por conta de cadeiras, entre outros fatores. Nesse caso, você deverá buscar laudos médicos que comprovem que a lesão aconteceu por conta disso.

Dessa maneira, você poderá fazer a solicitação de indenização ou outros benefícios que sejam seus direitos. Porém, a lesão deve ter acontecido por conta da sua atividade profissional ou pelo ambiente em que você realiza seus serviços, comprovadamente.

Como comprovar que machuquei a coluna no trabalho?

Para comprovar que machuquei a coluna no trabalho, é preciso contar com documentos médicos para isso. Por esse motivo, se acontecer algum acidente de trabalho, o primeiro passo é procurar a ajuda de um profissional de saúde.

Dessa forma, será possível constatar, por meio de um documento oficial, que aconteceu alguma lesão. Com isso, você terá a prova que precisa para solicitar alguma indenização, ou ainda fazer a solicitação de um direito seu ao INSS.

Contudo, se o machucado na coluna não for por conta de um acidente, os documentos médicos ainda são necessários. Por isso, o acompanhamento frequente da sua saúde, quando se trabalha em condições precárias, é essencial.

De toda forma, com os documentos em mãos, basta acessar a plataforma Meu INSS para fazer a solicitação de benefícios. Contudo, em relação à indenização, será preciso iniciar uma ação judicial caso a empresa não se coloque à disposição para resolver.

Estou com dores na coluna: posso ser demitido por isso?

Nenhum trabalhador pode ser demitido por estar sentindo dores na coluna, afinal de contas, ele não tem controle sobre isso. Além disso, o empregador não pode colocar como causa de demissão que o empregado foi desligado por estar com dores nas costas.

Além disso, se for comprovado que as dores na coluna são causadas por conta do trabalho, a empresa tem responsabilidade nesse momento. É necessário que ela arque com o pagamento do tratamento médico nesse tipo de situação, para garantir o bem-estar do funcionário.

Em todo caso, as dores na coluna de alguém não podem ser motivo de demissão, mesmo que alguns acreditem nisso. Ninguém deve ser demitido por estar sofrendo com alguma dor, afinal de contas, problemas de saúde devem ser tratados, e não motivo para preconceitos.

Advogado por WhatsApp!

Especialista em ações envolvendo Direitos Trabalhistas

Quantos dias são dados de atestado para dor na coluna?

Não existe um número correto quando falamos sobre um atestado para dor na coluna, pois depende da gravidade de cada caso. Em algumas situações, 3 dias são suficientes, já em outras, mais graves, é preciso um período bem maior do que esse, ultrapassando 1 semana.

Em todo caso, tudo vai depender da avaliação médica e da gravidade de uma possível lesão na região. Contudo, é interessante saber que, se o período de afastamento do serviço for maior do que 15 dias, você pode receber benefícios do INSS por isso.

Contudo, esse tipo de lesão é mais grave, e por isso, é melhor torcemos para que não enfrente esse tipo de situação. De toda forma, tudo isso vai depender de avaliação médica, e por isso, é essencial procurar o auxílio de um profissional de saúde.

O que eu tenho direito ao desenvolver problema na coluna no trabalho?

Se você machucou a coluna no trabalho, saiba que você tem direito a contar com alguns benefícios previdenciários. Porém, vale destacar que eles só estarão acessíveis se você tiver comprovado, por meio de documento médico, a sua lesão.

Em todo caso, alguns dos benefícios previdenciários que você pode ter acesso ao machucar a coluna no trabalho são os seguintes:

  • estabilidade: depois de retornar ao trabalho, o empregado não pode ser demitido por um período de 12 meses;
  • aposentadoria por invalidez: em caso de lesão mais grave, que impeça o trabalho, o empregado pode se aposentar;
  • auxílio-doença: durante o período de afastamento, o empregado terá acesso a um auxílio financeiro do INSS.

Além disso, você também deverá receber uma compensação financeira por parte da empresa nessa situação. A partir do próximo tópico, vamos falar um pouco mais sobre as indenizações que o trabalhador machucado na coluna tem direito.

Tenho direito a receber indenização por machucar a coluna no trabalho?

Machuquei a coluna no trabalho: tenho direito a receber algum tipo de indenização por conta disso? A resposta para essa questão é positiva, afinal de contas, o trabalhador precisa ser recompensado de alguma forma pelo trauma que sofreu.

Aqui, o trabalhador pode contar com a indenização por danos morais, referente ao trauma que sofreu com a lesão. O valor, dependendo do caso, pode chegar até mesmo às centenas de milhares de reais, porém, vai depender das condições em que o machucado ocorreu.

Além disso, você também tem direito a receber indenização por danos materiais, tendo o tratamento todo custeado pela empresa. Caso já tenha gasto algum valor, você pode solicitar o reembolso de tudo, pois é responsabilidade do empregador.

De toda forma, não deixe de consultar um advogado para garantir que terá todos os seus direitos respeitados. E para conhecer outros benefícios que você pode ter acesso, não deixe de ler outros textos acessando nosso blog!

Advogado por WhatsApp!

Especialista em ações envolvendo Direitos Trabalhistas

Posts Relacionados

Não deixe de conferir esses posts relacionados também!

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários

    Atendimento rápido, eficiente e em tempo real para sua comodidade!

    Resolva os seus problemas sem precisar sair de casa.

    Entre em contato
    Mulher sorrindo com um celular na mão