Foto de Capa: Mulher com Oftalmoscópio tapa um dos olhos enquanto se esforça para enxergar no exame

BPC para cego monocular negado: o que fazer?

BPC para cego monocular negado: o que fazer?

BPC para cego monocular negado: o que fazer? São muitas as pessoas que sofrem com a visão monocular, mas não sabem como ter acesso aos seus benefícios. Infelizmente, o INSS nega vários pedidos e deixa as pessoas sem orientações sobre como continuar.

Contudo, estamos aqui para te mostrar o que deve ser feito quando o INSS negar o pedido do BPC para cego monocular. Aqui, você vai descobrir como comprovar a deficiência, como fazer a solicitação, e o que deve ser feito se o seu pedido for negado. Confira!

Quem é cego monocular tem direito ao BPC?

Antes de falarmos sobre BPC para cego monocular negado, vamos entender se é possível contar com o benefício. Na verdade, todos que contam com deficiências que impeçam o trabalho, ou que sejam autistas, ou idosos, podem solicitar o BPC.

Contudo, é preciso respeitar alguns pré-requisitos básicos que são estabelecidos pelo INSS, sendo eles:

  • é preciso que a renda per capita do grupo familiar do solicitante seja de até ¼ do salário mínimo atual;
  • é necessário comprovar a existência da deficiência para o INSS no momento de fazer a solicitação;
  • os dados de todos os membros da sua família devem estar atualizados no CRAS.

Como vimos, os requisitos não são muitos, porém, é preciso respeitá-los para ter acesso ao benefício. De maneira direta, podemos dizer que, quem tem visão monocular pode contar com o BPC, porém, é preciso respeitar os pontos que destacamos aqui.

Como comprovar a visão monocular para solicitar BPC?

Para ter acesso ao BPC para cego monocular, é necessário que a deficiência seja comprovada para o INSS. Somente dessa forma o órgão reconhece que o solicitante, realmente, pode contar com o benefício ao fazer a solicitação.

Contudo, apenas ir até o órgão e mostrar, de forma física, que é cego de um olho, não é o suficiente. O processo é um pouco burocrático, e por isso, é necessária a apresentação de um laudo médico, detalhado, sobre a sua situação.

Por isso, para comprovar a visão monocular para o INSS, o primeiro passo é procurar ajuda médica. Somente um laudo emitido por um profissional de saúde, seja de rede pública ou privada, pode ser reconhecido quando falamos de dar direito ao BPC.

É comum que, no laudo, o médico especifique suas dificuldades na rotina, como não ter senso de profundidade, por exemplo. De toda forma, o CID da deficiência não pode deixar de constar em documentos oficiais que irão te fazer contar com o benefício.

Em todo caso, tendo um laudo médico em mãos, você não irá encontrar dificuldades em comprovar a sua deficiência para o INSS. Após isso, já é possível fazer a solicitação do BPC pelo meio que achar melhor, sem encontrar maiores dificuldades.

Como é a perícia do INSS para visão monocular?

Como dissemos, é necessário comprovar a deficiência para o INSS, e eles verificam isso por meio da perícia médica. Aqui, eles irão analisar o seu caso, e verificar se você realmente é deficiente e se enquadra nos requisitos para o benefício.

Contudo, é interessante citar que a perícia médica do INSS não emite nenhum tipo de atestado, apenas realiza o Laudo Pericial. Por isso, é essencial que você já chegue nela com o documento em mãos, para garantir que não terá problemas em contar com o seu benefício.

De toda forma, a perícia é um processo tranquilo para quem já conta com o laudo médico. Tendo provas concretas da sua deficiência, você não terá dificuldades em ser aprovado para ter acesso ao BPC para visão monocular.

Como fazer a solicitação do BPC para cego monocular?

Antes de falarmos sobre BPC para cego monocular negado: o que fazer, vamos entender como a solicitação deve ser feita. Aqui, você tem algumas alternativas, como ligar para o número 135 e agendar a perícia médica com o INSS.

Porém, o método mais prático de solicitar o BPC para cego monocular é utilizando a plataforma Meu INSS. Ao acessá-la, basta fazer login utilizando os seus dados, e então fazer a solicitação, enviando os documentos por meio de ambiente digital.

De toda forma, em qualquer uma das alternativas, você deverá passar por uma perícia médica do INSS. Contudo, tendo o laudo médico em mãos, isso não deve ser um problema para você, já que, o documento que exigem, já está em sua posse.

Só quem é cego dos dois olhos pode contar com o BPC?

Uma dúvida que pode surgir é se cego de um olho tem direito ao BPC, porém, ela pode ser respondida facilmente. Qualquer pessoa com visão monocular pode contar com o benefício, independente de quantos olhos são afetados por isso.

Dessa forma, quem é cego de apenas um olho também pode fazer a solicitação e contar com o benefício de qualquer forma. Aqueles que têm a visão de um dos olhos igual ou inferior a 20%, já podem ter o BPC, não precisando que os dois sejam afetados por isso.

BPC para cego monocular negado: o que fazer?

BPC para cego monocular negado: o que fazer? Para isso, o primeiro passo é entender o motivo pelo qual o seu pedido foi recusado. Geralmente, o INSS te dá uma resposta, indicando que determinado documento pode estar em falta, por exemplo.

Então, a primeira opção que você pode tomar é a de fazer uma nova tentativa, pelo próprio INSS. Dessa forma, eles irão analisar o seu pedido novamente, levando em consideração os documentos que foram adicionados para os fazerem mudar de opinião.

Porém, a opção mais indicada nessa situação é a de contratar um advogado e iniciar uma ação judicial pelo seu benefício. Um profissional especializado na área vai te ajudar a apresentar os documentos certos, e garantir o acesso ao BPC.

Contudo, é claro, é preciso que você tenha os laudos médicos que citamos aqui, no tópico de comprovar a deficiência. Sem os documentos que te ajudam a provar a sua condição, fica difícil que você tenha algum tipo de benefício reconhecido.

De toda forma, ficamos aqui, mas esperamos ter te ajudado com a solicitação do seu benefício. Para conhecer outros direitos que você pode ter acesso, não deixe de acessar o nosso blog e ler os textos!

Posts Relacionados

Não deixe de conferir esses posts relacionados também!

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários

    Atendimento rápido, eficiente e em tempo real para sua comodidade!

    Resolva os seus problemas sem precisar sair de casa.

    Entre em contato
    Mulher sorrindo com um celular na mão