Sofri depressão no trabalho: o que fazer? Essa é a dúvida que muitos trabalhadores, sofrendo com essa doença, acabam se fazendo em momentos de crise. Porém, nem todos sabem quais procedimentos devem ser tomados nesse tipo de situação.
Contudo, estamos aqui para te orientar sobre as ações que devem ser tomadas ao adquirir depressão no trabalho. No texto abaixo, você vai saber o que deve ser feito, como comprovar a doença, valor da indenização, entre outros pontos importantes. Confira!
Advogado por WhatsApp
Especialista em Ações Trabalhistas!
Sofri depressão no trabalho: o que fazer?
Sofri depressão no trabalho: o que fazer? Nessa situação, o primeiro passo a ser tomado é buscar ajuda psicológica e psiquiátrica. É por meio desses profissionais que você vai conseguir lidar melhor com a situação, e garantir um laudo sobre o seu caso.
O acompanhamento psicológico te ajuda a entender as origens da depressão, e tratar o caso com base no diálogo e aconselhamento. Já o psiquiátrico trata a situação por meio de medicamentos (quando necessário), além de ser o único que emite laudos.
É por meio desse laudo que você irá conseguir ter acesso a algum benefício previdenciário, ou receber alguma indenização. Por esse motivo, é essencial que você conte com o auxílio desse tipo de profissional durante um período tão conturbado quanto um quadro depressivo.
Por meio desse acompanhamento, os profissionais de saúde definem se você precisa de afastamento do serviço ou não. Se for o caso, você deve informar ao seu empregador que será necessário se ausentar, e então, apresentar o documento médico.
Se você tiver desenvolvido depressão no trabalho, a partir do momento que você tem um laudo, já é possível buscar por seus direitos. Para isso, consultar um advogado é essencial para garantir que ele te oriente sobre o que você pode receber em seu caso.
Como comprovar que adquiri depressão no trabalho?
Sofri depressão no trabalho: como comprovar que isso se iniciou dentro do ambiente profissional? Para isso, como já dissemos, você precisará contar com o laudo psiquiátrico, que mostre a ligação entre o seu trabalho e o desenvolvimento da doença.
Dificilmente uma empresa irá reconhecer que foi o seu ambiente de trabalho que acabou causando o surgimento de um quadro depressivo. Por esse motivo, o laudo de um profissional capacitado é essencial durante esse processo.
Com o laudo, se o afastamento for maior do que 15 dias, você pode fazer a solicitação de benefícios ao INSS. Para isso, basta acessar a plataforma Meu INSS, logar com seus dados, solicitar o benefício e fazer o envio do documento.
Além disso, você tem o direito de receber uma indenização por parte da empresa, e, com o laudo, é possível conseguir isso. Com o auxílio de um advogado, você pode iniciar uma ação judicial para lutar pelo que é seu por direito.
Em todo caso, tudo isso só é possível comprovando depressão no trabalho, o que é verificado por perícia médica do INSS. Porém, tendo o laudo, e em um quadro depressivo, você não deve enfrentar dificuldades para provar que está com a doença.
Advogado por WhatsApp!
Especialista em ações envolvendo Direitos Trabalhistas
Quais são os direitos de alguém que desenvolveu depressão no trabalho?
Sofri depressão no trabalho: tenho direito a receber alguma coisa por parte do INSS? A resposta para isso é positiva, já que o trabalhador, ao menos no regime CLT, pode fazer a solicitação de uma série de benefícios previdenciários.
Alguns dos principais benefícios que você pode contar, nesses casos, são os seguintes:
- afastamento: o trabalhador sem condições de exercer sua profissão pode ser afastado do trabalho para se recuperar;
- auxílio-doença: o empregado também pode fazer a solicitação de um auxílio para ajudar a se manter no afastamento;
- aposentadoria por depressão: em casos mais graves, é possível solicitar a aposentadoria, não precisando retornar ao serviço;
- estabilidade: após retornar o serviço, o funcionário não pode ser demitido durante um período de 12 meses, garantindo estabilidade financeira;
- FGTS: durante todo o período afastado, o funcionário não deve ter o pagamento do seu FGTS paralisado.
Como você pode ver, é possível fazer a solicitação de uma série de benefícios interessantes durante o período depressivo. Entretanto, também é possível solicitar uma indenização pelo acontecido, como veremos a partir do próximo tópico.
Qual é o valor da indenização por depressão no trabalho?
Sofri depressão no trabalho: tenho direito a receber algum tipo de indenização por parte da empresa? A boa notícia é que o empregado pode receber até dois tipos de indenizações nessa situação, para garantir o seu maior conforto.
A primeira delas é a indenização por danos morais, que funciona como uma compensação da empresa por ele ter passado por esse trauma. O valor da indenização varia de acordo com cada caso, porém, em casos maiores, pode chegar a um número bem alto.
Além disso, o empregado também tem o direito de receber o pagamento de uma indenização material. Ela se refere aos gastos médicos que ele terá durante o processo, seja com exames, medicamentos e consultas.
Tudo isso deve ser pago pela empresa, desde que fique comprovado que a depressão se iniciou no trabalho. Além disso, se o empregado já tiver tido algum gasto, basta informá-los à empresa, que ele deverá ser reembolsado por isso.
Não estou recebendo nada, o que deve ser feito?
Já vimos o que fazer se sofri depressão no trabalho, porém, existe a possibilidade de você não receber o que é seu por direito. Muitas empresas podem não reconhecer a culpa no processo, em alguns casos, o próprio INSS pode atrasar pagamentos.
Nessa situação, seja com a empresa, ou com o INSS, você tem a possibilidade de iniciar uma ação judicial. A Justiça torna obrigatório o cumprimento da Lei, e por isso, os seus direitos acabam sendo respeitados, nem que, para isso, tenha que se utilizar de mecanismos legais.
Em um caso como esse, você precisará do auxílio de um advogado para iniciar a ação judicial. Um profissional especializado na área, tendo um laudo seu para ajudar, não irá encontrar dificuldades em conseguir que seus direitos sejam respeitados.
De toda forma, não deixe de procurar o auxílio de um advogado para garantir que seus direitos não sejam desrespeitados. Além disso, aproveite e leia outros textos do nosso blog para conhecer mais direitos que você pode ter acesso!
Advogado por WhatsApp
Especialista em Ações Trabalhistas!