auxílio-doença

Saiba como pedir auxílio-doença no Amapá em 2025 sem ir ao INSS

Saiba como pedir auxílio-doença no Amapá em 2025 sem ir ao INSS

Você sabe como solicitar o auxílio-doença estando no Amapá? Hoje, o procedimento pode ser feito de maneira digital, sem você precisar sair de casa.

Advogado por WhatsApp

Há 13 anos garantindo que o direito do trabalhador seja exercido!

Contudo, para que o pedido dê certo, é preciso conhecer os requisitos, tipos de auxílio, entre outras informações essenciais.

Por isso, abaixo você vai conhecer essas e outras informações essenciais sobre o auxílio-doença e como você pode contar com ele. Venha conferir!

O que é o benefício por incapacidade temporária?

O benefício por incapacidade temporária, também chamado de auxílio-doença, é um benefício voltado para trabalhadores que precisam se afastar do serviço.

Porém, somente aqueles que precisam ficar por um período superior a 15 dias seguidos podem fazer a solicitação.

É importante destacar que ele está disponível apenas para casos de incapacidade temporária, e não em algo fixo.

Caso o trabalhador precise se afastar do serviço de maneira fixa, é necessário entrar com um pedido de aposentadoria por invalidez.

Enfim, hoje, o procedimento de solicitação consiste em fazer o seu pedido e agendar uma perícia médica para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) averiguar o seu caso.

Contudo, antes mesmo de fazer a solicitação, é interessante entender os dois tipos de auxílio-doença que existem, o que veremos no próximo tópico.

Quais são os tipos de auxílio-doença?

Existem dois tipos de auxílio-doença, e conhecê-los é essencial para entender melhor o funcionamento desse tipo de benefício.

Enfim, o primeiro tipo é o chamado de “comum”, e conta com os seguintes pontos de destaque quando falamos sobre ele:

  • é voltado para os trabalhadores que tenham adquirido uma doença que não está ligada ao seu ambiente de trabalho/atividade profissional;
  • é preciso cumprir um período de carência de 12 meses para contar com o benefício.

Já o outro tipo de auxílio é o “acidentário”, que conta com as seguintes características para quem vai fazer a solicitação:

  • somente pessoas que sofrem um acidente de trabalho, ou desenvolvem uma doença ligada ao serviço, podem solicitar;
  • não é necessário cumprir com nenhum período de carência para solicitar esse benefício.

Como você pode ver, os dois tipos são voltados para pessoas diferentes, além de contarem com o ponto da carência como destaque.

Se você sofrer um acidente de serviço hoje, no seu primeiro dia de trabalho, você pode contar com o benefício, pois, nesse caso, não exige carência.

Porém, se você adquire uma doença fora do ambiente de serviço, vai precisar esperar que o tempo de carência “se pague” para contar com o benefício.

Conhecer essas particularidades é essencial para evitar que você se engane e, na verdade, não tenha acesso ao benefício.

Enfim, independentemente do tipo que for usufruir, não deixe de juntar documentos para comprovar como tudo isso aconteceu, pois eles são importantes para o INSS.

Quem pode solicitar esse tipo de benefício?

Em geral, existem alguns requisitos para que você possa usufruir do auxílio-doença, mas isso depende também do tipo de benefício.

Isso porque, como vimos, o tipo de benefício influencia diretamente no tempo de carência que o auxílio vai exigir dos seus solicitantes.

Enfim, de maneira geral, para poder contar com o benefício por incapacidade, é preciso cumprir com os requisitos abaixo:

  • o solicitante deve ter qualidade de segurado do INSS;
  • é preciso cumprir o período de carência mínimo de 12 meses (para o caso do auxílio-doença comum);
  • estar incapacitado temporariamente para a realização do seu serviço.

Como você pode ver, quando falamos sobre período de carência, é preciso estar atento ao tipo de auxílio que vai solicitar.

Isso porque o auxílio-doença acidentário não exige carência, e você pode solicitar mesmo se sofrer um acidente no primeiro dia de trabalho.

Enfim, se estiver atento aos requisitos básicos, você não deve encontrar dificuldades em contar com esse tipo de benefício.

Advogado por WhatsApp

Há 13 anos garantindo que o direito do trabalhador seja exercido!

Além disso, se tiver dificuldades em realizar o procedimento de solicitação, ou tiver o pedido negado, a consulta a um advogado é algo interessante.

Como pedir auxílio-doença no Amapá sem ir ao INSS?

Você pode pedir o auxílio-doença no Amapá sem a necessidade de ir ao INSS, já que isso não é mais necessário.

Inclusive, a preferência é que o procedimento seja feito em ambiente online, para evitar problemas com fila, e descomplicar o atendimento.

Enfim, para realizar o procedimento de maneira digital, sem você precisar sair de casa, basta seguir as instruções abaixo:

  • acesse o canal Meu INSS e clique no botão de “Entrar com gov.br”;
  • em seguida, informe seu CPF e a mesma senha utilizada para fazer login nos sites do Governo;
  • depois, na aba de pesquisa, busque por “Benefício por Incapacidade”;
  • por último, basta selecionar a opção do auxílio-doença e seguir as instruções para finalizar o procedimento.

Porém, é importante citar que essa é apenas uma das partes, já que você ainda vai precisar passar pela perícia médica.

É claro que podem existir casos em que o INSS não vai julgar necessário realizar o procedimento, mas isso é bem improvável.

O mais comum é que acabem solicitante a realização da perícia médica, para que verifiquem a sua real condição.

Somente após isso é que eles acabam concedendo o benefício que você deseja, logo, é preciso se preparar para realizar o procedimento.

Como funciona a perícia médica do INSS para conceder auxílio-doença?

Como dissemos, é preciso marcar a perícia médica do INSS para conseguir contar com o benefício que você deseja.

O procedimento, por mais que seja o responsável por reprovar boa parte dos pedidos, não é tão difícil quanto as pessoas imaginam.

Você precisa apenas comparecer ao INSS no dia e horário agendados e levar os documentos que comprovam sua doença ou acidente de trabalho.

É importante que o laudo médico pericial conte com informações claras sobre o seu caso, para diminuir as chances de uma negativa.

Além disso, o próprio perito do INSS vai analisar você, verificar se as informações são verdadeiras e pode te fazer algumas perguntas.

É importante responder com transparência e sempre se basear nos documentos para garantir o acesso ao seu benefício.

Enfim, em caso de dificuldades ao ter acesso ao benefício, não deixe de procurar pela ajuda de um advogado especializado na área para te orientar.

Posts Relacionados

Não deixe de conferir esses posts relacionados também!

0 Comentários

    Atendimento rápido, eficiente e em tempo real para sua comodidade!

    Resolva os seus problemas sem precisar sair de casa.

    Entre em contato
    Mulher sorrindo com um celular na mão