Quais os Documentos Necessários para Pedir Pensão por Morte?

Quais os Documentos Necessários para Pedir Pensão por Morte?

Quais os Documentos Necessários para Pedir Pensão por Morte?

A pensão por morte é um benefício previdenciário destinado aos dependentes do segurado que faleceu.

04 Passos para pedir sozinho a Pensão por Morte

Sendo assim, pra solicitar esse benefício, é necessário apresentar alguns documentos que comprovem a relação do dependente com o segurado. Neste texto, você vai saber quais são os documentos necessários para pedir pensão por morte.

Documentos do segurado falecido:

Primeiramente, os dados solicitados são os do segurado que faleceu. Eles são:

  • Certidão de óbito;
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de residência;
  • Extrato do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) atualizado.

Documentos do dependente:

Em segundo lugar, os documentos dos dependentes:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade;
  • Comprovante de residência;
  • Extrato do CNIS atualizado.

Específicos para cada tipo de dependente:

  • Cônjuge: certidão de casamento ou união estável;
  • Filhos menores de 21 anos: certidão de nascimento;
  • Filhos maiores de 21 anos: certidão de nascimento e comprovação de incapacidade;
  • Pais: certidão de nascimento do segurado e comprovante de dependência econômica;
  • Irmãos: certidão de nascimento e comprovante de dependência econômica.

Outros documentos que podem ser solicitados:

Além disso, outros podem ser solicitados. Como por exemplo:

  • Procuração, se o dependente não puder comparecer pessoalmente;
  • Documento de tutela ou guarda, se o dependente for menor de idade e não estiver assistido pelos pais;
  • Documento que comprove a qualidade de segurado do falecido, se ele não estiver em dia com as contribuições para o INSS ou se não trabalhar de carteira assinada.

Por fim, é importante ter em mãos todos os documentos solicitados e mantê-los atualizados.

Dessa forma, você agiliza o processo e evita atrasos na concessão do benefício. Se tiver dúvidas, procure um advogado previdenciário para lhe orientar.

Posts Relacionados

Não deixe de conferir esses posts relacionados também!

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários

    Atendimento rápido, eficiente e em tempo real para sua comodidade!

    Resolva os seus problemas sem precisar sair de casa.

    Entre em contato
    Mulher sorrindo com um celular na mão