A pensão por morte é destinada aos dependentes do falecido segurado, assim a família não sofre prejuízos financeiro, porém existem regras que precisam ser seguidas.
Sim, é possível. Neste caso, o companheiro ou companheira de quem faleceu recebe os dois benefícios, ao mesmo tempo, da Previdência Social.
Vejam quais as possibilidades de recebimento de benefícios:
- pensão + aposentadoria por tempo de contribuição;
- pensão + aposentadoria por idade;
- pensão + aposentadoria por invalidez;
- pensão + aposentadoria especial;
Porém, não é possível receber duas ou mais pensões por morte de diferentes maridos ou mulheres. Além disso, se a pessoa já recebe pensão pela morte do seu marido ou mulher e, por exemplo, se casa novamente e esse novo cônjuge também morre, a pessoa tem direito de optar pela pensão de maior valor, mas não de receber duas pensões.
Qual o Valor Recebido da Pensão e Aposentadoria?
Coma reforma da previdência, houve alteração no valor recebido. Mas calma, essas mudanças não afetam quem já recebia, somente para as novas solicitações.
Até a entrada da reforma, os beneficiários recebiam a pensão por morte e a aposentadoria no valor cheio dos benefícios. E agora, como está?
Simples, você escolhe um benefício para receber o valor total, porém receberá apenas uma parte menor do outro. O cálculo do segundo será da seguinte forma:
- 100% do valor até um salário mínimo
- 60% do valor que estiver entre um e dois salários mínimos
- 40% do que estiver entre dois e três salários
- 20% entre três e quatro salários mínimos
- 10% do que ultrapassar quatro salários mínimos