Se você cumpriu todos os requisitos para se aposentar, mas o INSS negou o seu pedido, não se preocupe. É possível recorrer e reverter a decisão. Nesse post, vamos te explicar o que fazer se o INSS negar a sua aposentadoria.

Se liga, você irá aprender o que fazer se o INSS negar a sua aposentadoria.
Conheça os Motivos para Negação da Aposentadoria
Antes de tomar qualquer providência, é importante saber o motivo pelo qual o INSS negou a sua aposentadoria.
Os motivos mais comuns são:
- A falta de documentação;
- Tempo de contribuição insuficiente;
- Falta de comprovação de atividade especial;
Outra medida que podemos tomar é a verificação de possíveis erros no processo. É comum ocorrerem erros no preenchimento de formulários ou documentos, o que pode levar à negação do pedido de aposentadoria.
Portanto, confira todas as informações do processo antes de recorrer.
O Que Fazer Depois da Negação de Aposentadoria?
O primeiro passo para recorrer da decisão é solicitar a reconsideração do pedido. Essa solicitação deve ser feita no prazo de 30 dias após o recebimento da negativa do INSS.
É importante que a solicitação seja fundamentada, ou seja, apresente argumentos e documentos que comprovem que você tem direito à aposentadoria.
Em segundo lugar, se o pedido de reconsideração for negado, o próximo passo é entrar com recurso no Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
O prazo para entrar com recurso é de 30 dias após o recebimento da negativa do pedido de reconsideração.
Se você não se sentir seguro ou não tiver conhecimento suficiente para recorrer da decisão do INSS, procure ajuda especializada de um advogado ou de um sindicato de sua categoria profissional. Eles podem auxiliar no processo de recurso e na elaboração de documentos e argumentos que aumentem suas chances de sucesso.
Por fim, é importante acompanhar o andamento do processo no Meu INSS e estar atento aos prazos para entrar com recurso e para apresentação de documentos.
Mantenha-se atualizado sobre a situação do processo e se prepare para a eventual necessidade de novas argumentações e comprovações.
Ação Judicial pode ser o melhor caminho
Sabemos que recursos administrativos podem ser demorados e pouco efetivos. Por isso, muitas vezes, a melhor opção é entrar com uma ação judicial.
Se a sua causa for inferior a 60 salários mínimos, você pode entrar com uma ação em juizado cível, que costuma ser mais ágil e não requer a presença obrigatória de um advogado.
No entanto, é importante destacar que mesmo não sendo obrigatória, a presença de um advogado é altamente recomendada, já que existem prazos e complexidades técnicas que podem afetar o andamento do seu processo.

