Saiba Quais São os Direitos dos Trabalhadores Terceirizados

Saiba Quais São os Direitos dos Trabalhadores Terceirizados

Saiba Quais São os Direitos dos Trabalhadores Terceirizados

Os trabalhadores terceirizados são aqueles contratados por uma empresa para prestar serviços em outra empresa. Embora sejam muito comuns, esses trabalhadores muitas vezes têm seus direitos trabalhistas violados. Neste guia, você aprenderá quais são os direitos dos trabalhadores terceirizados e como protegê-los.

Direitos trabalhistas dos terceirizados

Os trabalhadores terceirizados têm direito a todos os direitos trabalhistas previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), como férias remuneradas, décimo terceiro salário, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), horas extras, adicional noturno e seguro-desemprego.

Responsabilidades das empresas contratantes

As empresas contratantes são responsáveis por garantir que os trabalhadores terceirizados tenham um ambiente de trabalho saudável e seguro. Além disso, as empresas contratantes devem exigir que as empresas terceirizadas cumpram com todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Direitos em caso de dispensa

Os trabalhadores terceirizados têm direito à estabilidade provisória em caso de gravidez e a um aviso prévio proporcional ao tempo de serviço em caso de dispensa sem justa causa. Além disso, eles têm direito ao recebimento do saldo de salário, das férias proporcionais e do décimo terceiro salário proporcional.

Equiparação salarial

Os trabalhadores terceirizados têm direito à equiparação salarial com os empregados da empresa contratante que exerçam a mesma função. Para isso, é necessário que as atividades sejam iguais e que o tempo de serviço seja o mesmo.

Proteção contra acidentes de trabalho

Os trabalhadores terceirizados têm direito à proteção contra acidentes de trabalho. As empresas contratantes devem garantir um ambiente de trabalho seguro e oferecer os equipamentos de proteção individual necessários. Em caso de acidente, têm estabilidade no emprego por 12 meses e a receber todas as despesas médicas e hospitalares.

Resumindo

Os trabalhadores terceirizados têm direitos garantidos por lei e é importante conhecê-los para proteger-se contra possíveis violações. As empresas contratantes têm responsabilidades em relação à garantia de um ambiente de trabalho seguro e ao cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Se você é um trabalhador terceirizado e tem dúvidas sobre seus direitos, procure um advogado trabalhista ou o sindicato de sua categoria.

Posts Relacionados

Não deixe de conferir esses posts relacionados também!

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

2 Comentários

  • Michele Aparecida Costa Santos

    Olá gostaria de saber qual direito eu tenho, trabalho em uma empresa através da agência de emprego, e vou fazer uma cirurgia, e meu contrato vai vencer enquanto estou de recuperação. Isso implica em algo?

  • Christian Gabriel Alves nascimento

    Ent eu trabalho na empresa quase 2 anos e não recebi férias, décimo terceiro e nem FGTS. Trabalho na área da estética automotiva “polimento”. Queria saber dos meus direto q a empresa tem a me proporcionar

    • Mateus Guimarães Brito Serra

      Oi, Christian!Se você foi demitido sem justa causa, você pode receber tudo o que citou, além do saldo de salário, aviso prévio e décimo terceiro proporcional.

Atendimento rápido, eficiente e em tempo real para sua comodidade!

Resolva os seus problemas sem precisar sair de casa.

Entre em contato
Mulher sorrindo com um celular na mão