No mês de agosto temos a campanha de combate ao fim da violência contra mulher. Em se tratando disso, a Lei Maria da Penha foi um dos grandes marcos das lutas da mulheres, através dela pode inibir os casos e penalizar os agressores. Em 2022 ela completou 16 anos da sua implantação.
Pesquisas, como do Instituto Datafolha, apontam que todos os dias milhares de mulheres sofrem algum tipo de violência, seja ela física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial.
Como denunciar a violência domestica?
O principal meio de denúncia é feito pelo número 180, a Central de Atendimento à Mulher. A ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer horário ou dia.
A central presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.
Da mesma forma, dentro do nosso estado podemos fazer contato direto para socorro ou denuncia. Conheça alguns:
DELEGACIA DA MULHER EM MACAPÁ
As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM) são unidades especializadas da Polícia Civil, que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica e violência sexual contra as mulheres, entre outros.
Endereço: Rua Rio Juruá, s/nº. Referência: Próximo a Peixaria Amazonas Plaza e Banco do Brasil.
Horário de funcionamento: Todos os dias, 24 horas.
Telefone: (96) 98409-0863 (Whatsapp)
APLICATIVO “DENUNCIE MULHER AMAPÁ”
O aplicativo foi lançando recentemente, com ele as mulheres amapaenses podem denunciar, anonimamente, qualquer tipo de violência ou abuso por meio de seu celular.
Ele permite, em duas opções, a denúncia imediata, detalhada ou por meio de formulários e informa a localização da ocorrência em tempo real, com isso à polícia que será acionada.
- Acessar pelo site.
- Aplicativo para android na PlayStore.
- Aplicativo para iOS na App Store.
O mais importante, lembre-se que pode sempre ligar no 180 para qualquer denuncia. Todas as delegacias do estado prestam o atendimento de proteção a mulher.