Você sabe o que está funcionando dentro do INSS no Amapá? Conhecer os serviços disponíveis no instituto é essencial para ter suas necessidades atendidas.
Fale com Advogado pelo Whatsapp!
Com 13 anos de experiência em benefícios do INSS, ajudamos milhares de pessoas a conquistarem a aposentadoria e outros direitos.
Porém, nem sempre conseguimos esse tipo de informação de maneira acessível, e nem sabemos a quem recorrer nessas situações.
Por isso, preparamos este artigo, falando mais sobre o que está funcionando, e como você pode se informar sobre isso. Venha conferir!
Quais municípios contam com agência do INSS no Amapá?
No Amapá, O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem seis agências, localizadas nos seguintes municípios:
- Macapá;
- Santana;
- Laranjal do Jari;
- Oiapoque;
- Porto Grande;
- Amapá.
Desde que a pandemia teve início, ainda em 2020, essas agências acabaram contando com algumas mudanças em seu funcionamento.
Algumas pararam de realizar perícia, outras passaram a funcionar apenas com agendamento, entre outras alterações.
Em todo caso, estar informado sobre o que pode ser feito em cada uma dessas agências é essencial para não ter problemas com seus direitos.
Isso porque, o INSS é o instituto responsável pelo pagamento de diversos benefícios previdenciários, logo, é importante saber como ele está funcionando no momento.
O que está funcionando no INSS no Amapá?
De maneira geral, as unidades do INSS no Amapá realizam diversos serviços que você pode acabar precisando deles.
Contudo, nem todas podem acabar oferecendo os mesmos serviços, o que pode acabar gerando surpresas desagradáveis.
Por exemplo, em 2023, a agência do Laranjal do Jari não estava realizando perícia médica, o que podia te atrapalhar a ter acesso ao BPC/LOAS.
Por esse motivo, o mais indicado é ligar para o telefone 135, onde é possível se informar com atendentes do próprio INSS.
O atendimento é feito de maneira rápida, e, em muitos casos, tira todas as suas dúvidas sem a necessidade de fazer grandes pesquisas.
Porém, é claro, você também pode utilizar outros canais, como o próprio site do INSS, e a internet para se informar.
Contudo, o mais indicado nessa situação, é ligar para o INSS que deseja ir, e se informar se estão fazendo os procedimentos que você precisa.
Em todo caso, alguns dos benefícios que você pode ter acesso no INSS são os seguintes:
- aposentadoria rural, por idade, invalidez, ou qualquer outro tipo;
- pensão por morte;
- auxílio-doença;
- salário-maternidade;
- auxílio-acidente;
- etc.
Advogado por WhatsApp
Há 13 anos garantindo que o direito do trabalhador seja exercido!
Como está funcionando o INSS hoje?
Para saber como está funcionando o INSS no Amapá hoje, o melhor a ser feito é ligar para o telefone 135.
Por meio da ligação, você pode verificar quais serviços estão disponíveis, e se a agência está funcionando normalmente.
Porém, também é interessante destacar que, se o objetivo for verificar o andamento de algum procedimento, você tem outras alternativas.
É possível verificar o benefício no Meu INSS, uma plataforma criada justamente para facilitar o serviço de consulta do cidadão.
A plataforma é gratuita e torna possível que você até mesmo faça a solicitação de novos serviços que esteja precisando ao instituto.
Em todo caso, escolha o que for mais confortável para você de acordo com as suas necessidades.
Qual é o melhor horário para ligar para o INSS?
Um problema muito comum entre quem tenta entrar em contato com o INSS é a falta de disponibilidade no atendimento do instituto.
Por isso, é interessante saber qual é o melhor para ligar no INSS, e, segundo o próprio instituto, é entre 7h e 9h.
Além disso, entre 16h e 22h, também é um bom horário para realizar ligações, ainda dentro do horário de atendimento.
Isso porque, esses são os horários que as pessoas estão trabalhando/estudando, logo, as linhas não estão congestionadas.
É válido destacar que o horário de atendimento é de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília), e que você não terá dificuldades em ser atendido se ligar nos melhores horários.
Em todo caso, as agências físicas costumam funcionar entre 7h e 18h, logo, são horários diferentes dos de atendimento por ligação.
Como saber se uma agência do INSS está funcionando normalmente?
A melhor forma de saber se uma agência do INSS está funcionando normalmente é ligando para falar com um atendente.
O telefone 135 é a melhor forma de se informar sobre o funcionamento de alguma agência do INSS no Amapá.
Esse tipo de preparo é essencial para que não perca viagens, e acabe tendo a sua rotina prejudicada por conta disso.
Você também pode se informar sobre isso ao acessar o site do instituto, porém, a ligação acaba sendo mais confiável nesse sentido.
Como agendar atendimento presencial no INSS?
Quando falamos do INSS no Amapá, podemos agendar atendimento presencial por meio da plataforma Meu INSS.
Por meio dessa plataforma, o instituto oferece praticamente todos os seus serviços, facilitando a sua solicitação.
Em todo caso, após acessar a plataforma, basta seguir os passos abaixo para realizar o seu agendamento:
- após acessar o portal, clique em “Entrar com gov.br” e faça o acesso com seus dados do governo;
- em seguida, já na plataforma, clique na opção de “Novo pedido”;
- depois, escolha o serviço que deseja, na lista que aparecerá no Meu INSS;
- por fim, escolha a agência de sua preferência para que o INSS verifique se o serviço está disponível.
Como você pode ver, o procedimento é simples e não vai exigir muito trabalho da sua parte, facilitando a sua vida.
Após a realização do seu agendamento, você não terá problemas para solicitar qualquer tipo de serviço que o INSS oferece atualmente.
Posso ir no INSS sem agendar atendimento?
Você pode ir no INSS sem agendar atendimento sem problemas, e pode até mesmo contar com alguns serviços para te atender.
Porém, boa parte dos serviços oferecidos pelo instituto precisam de agendamento, e por isso, é o melhor a ser feito.
Você não pode fazer a perícia médica sem agendar data e horário para realizar o procedimento, por exemplo.
Em todo caso, o mais indicado é ligar para o número 135 para verificar a possibilidade de fazer o agendamento do atendimento que você precisa.
Advogado por WhatsApp
Há 13 anos garantindo que o direito do trabalhador seja exercido!

