A Violência Contra o Idoso é um dos principais assuntos do mês, com foco na campanha Junho Violeta. E o dia 15 foi o ponto principal da luta em todo o mundo.
Situações de violência contra idosos são ações ou omissões, que ferem a saúde física e emocional da pessoa. Mais da metade das denúncias de violência contra idosos, apontam que os casos acontecem na casa da vítima, segundo dados do Disque 100.
Por isso, valorizar o processo de envelhecer e fortalecer as redes de apoio, são pontos importantes para que possamos ter maior cuidado e segurança deles.
O que é considerado situação de violência contra o idosos?
A violência pode ser tanto física como psicológica e é tipificado como crime. Por exemplo:
• Violência psicológica: gritar, xingar, discriminar, menosprezar, agir com preconceito ou humilhar são ações que levam a pessoa idosa ao martírio.
• Abandono: Tirar do lado da família. Seja pelo abandono dos próprios parentes ou quando os obrigam a ir para uma casa de repouso.
• Abuso econômico: desviar as finanças da velhice, quando tiram o dinheiro para próprio uso, por meio de intimidação ou mesmo sem permissão.
Como denunciar?
As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque 100, a qualquer hora do dia, até nos finais de semana.
Também podem ser feitas pelo aplicativo Proteja Brasil e ligando para o 190 – Polícia Militar.
Disque denúncia;
Que não só esse mês, mas que sempre possamos cuidar dos nossos velhinhos, para que eles possam ter uma vida tranquila e com todos os os seus diteitos garantidos, sem nenhuma dor ou sofrimento. Afinal, todos temos a vontade de chegar a essa idade bem.