Junho Violeta: O Mês de Combate à Violência Contra o Idoso

Junho Violeta;

Junho Violeta: O Mês de Combate à Violência Contra o Idoso

A Violência Contra o Idoso é um dos principais assuntos do mês, com foco na campanha Junho Violeta. E o dia 15 foi o ponto principal da luta em todo o mundo.

Situações de violência contra idosos são ações ou omissões, que ferem a saúde física e emocional da pessoa. Mais da metade das denúncias de violência contra idosos, apontam que os casos acontecem na casa da vítima, segundo dados do Disque 100.

Por isso, valorizar o processo de envelhecer e fortalecer as redes de apoio, são pontos importantes para que possamos ter maior cuidado e segurança deles.

O que é considerado situação de violência contra o idosos?

A violência pode ser tanto física como psicológica e é tipificado como crime. Por exemplo:

 • Violência psicológica: gritar, xingar, discriminar, menosprezar, agir com preconceito ou humilhar são ações que levam a pessoa idosa ao martírio.

• Abandono: Tirar do lado da família. Seja pelo abandono dos próprios parentes ou quando os obrigam a ir para uma casa de repouso.

• Abuso econômico: desviar as finanças da velhice, quando tiram o dinheiro para próprio uso, por meio de intimidação ou mesmo sem permissão.

Como denunciar?

As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque 100, a qualquer hora do dia, até nos finais de semana.

Também podem ser feitas pelo aplicativo Proteja Brasil e ligando para o 190 – Polícia Militar.

Disque denúncia idoso;
Disque denúncia;

Que não só esse mês, mas que sempre possamos cuidar dos nossos velhinhos, para que eles possam ter uma vida tranquila e com todos os os seus diteitos garantidos, sem nenhuma dor ou sofrimento. Afinal, todos temos a vontade de chegar a essa idade bem.

Advogado Online INSS