Juízo 100% digital: Saiba o que é!

Juízo 100% digital;

Juízo 100% digital: Saiba o que é!

Juízo 100% digital, você já ouviu falar? Ele permite que a pessoa tenha acesso à Justiça sem precisar ir aos Fóruns.

Todos os processos e atos agora são feitas de forma remota, ou seja, através de celular ou computador. Isso vale, também, para as audiências e sessões de julgamento, que estão ocorrendo, em sua maioria, por videoconferência.

Como funciona?

Aceitar utilizar essa ferramenta é opcional para as partes. É uma decisão das pessoas envolvidas e dos advogados, em comum acordo, escolher o Juízo 100% Digital. A opção pode ser feita em qualquer momento do processo, antes da anunciação da sentença.

Quais as vantagens?

As maiores vantagens são as facilidades de não precisar de custo e tempo de transporte. As partes e os advogados participam de audiências a distância, sem a necessidade de ir até um prédio do Tribunal.

Reprodução CNJ sobre Juízo 100% digital;
Reprodução CNJ sobre Juízo 100% digital;

Sobre informações de processo e atendimento:

Primeiramente, você e seu advogado deverão informar o e-mail e um número de celular. Posteriormente, a citação, a notificação e a intimação poderão ser feitos por qualquer meio eletrônico.

O atendimento será feito pelos meios digitais possíveis, por isso, os tribunais devem oferecer um local com internet e comunicação para o funcionamentos das suas unidades no horário de atendimento ao público, seja por telefone, e-mail, chamadas de vídeo ou outro definido.

Você pode ler a cartilha completa do CNJ com informações aqui.

Um juízo digital exige um escritório digital

Para que o juízo 100% digital funcione, é fundamental que os advogados estejam preparados, tendo o conhecimento e estrutura necessárias para realização das audiências e outros atos.

Portanto, na hora de escolher, atente-se àqueles que possam prestar todo suporte para que você não saia prejudicado pelas inovações do mundo pós-pandêmico!

Advogado Online INSS