Juízo 100% digital, você já ouviu falar? Ele permite que a pessoa tenha acesso à Justiça sem precisar ir aos Fóruns.
Todos os processos e atos agora são feitas de forma remota, ou seja, através de celular ou computador. Isso vale, também, para as audiências e sessões de julgamento, que estão ocorrendo, em sua maioria, por videoconferência.
Como funciona?
Aceitar utilizar essa ferramenta é opcional para as partes. É uma decisão das pessoas envolvidas e dos advogados, em comum acordo, escolher o Juízo 100% Digital. A opção pode ser feita em qualquer momento do processo, antes da anunciação da sentença.
Quais as vantagens?
As maiores vantagens são as facilidades de não precisar de custo e tempo de transporte. As partes e os advogados participam de audiências a distância, sem a necessidade de ir até um prédio do Tribunal.
Reprodução CNJ sobre Juízo 100% digital;
Primeiramente, você e seu advogado deverão informar o e-mail e um número de celular. Posteriormente, a citação, a notificação e a intimação poderão ser feitos por qualquer meio eletrônico.
O atendimento será feito pelos meios digitais possíveis, por isso, os tribunais devem oferecer um local com internet e comunicação para o funcionamentos das suas unidades no horário de atendimento ao público, seja por telefone, e-mail, chamadas de vídeo ou outro definido.
Você pode ler a cartilha completa do CNJ com informações aqui.
Um juízo digital exige um escritório digital
Para que o juízo 100% digital funcione, é fundamental que os advogados estejam preparados, tendo o conhecimento e estrutura necessárias para realização das audiências e outros atos.
Portanto, na hora de escolher, atente-se àqueles que possam prestar todo suporte para que você não saia prejudicado pelas inovações do mundo pós-pandêmico!