A certidão de óbito é um documento necessário para diversas situações legais, como a realização do inventário, recebimento de benefícios previdenciários, entre outras.
Se você precisa obter esse documento, mas não sabe como fazer, continue lendo este tutorial.
O Que é a Certidão de Óbito?
A certidão de óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil que atesta a morte de uma pessoa.
Ela contém informações como o nome completo do falecido, data e local do falecimento, causa da morte, entre outras.

Quem Pode Solicitar?
Qualquer pessoa pode solicitar a certidão de óbito de alguém, desde que tenha interesse jurídico ou pessoal no documento.
É importante lembrar que o acesso à certidão é restrito aos familiares do falecido nos primeiros 15 dias após o óbito.
Documentos Necessários
Para solicitar a certidão de óbito, você precisará apresentar alguns documentos, como:
- Documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Informações sobre o falecido, como nome completo e data de falecimento.
Procure o Cartório de Registro Civil
Cartório de Registro Civil é o órgão responsável por emitir a certidão de óbito. Primeiramente, para solicitar o documento, basta ir pessoalmente ao cartório mais próximo de sua residência.
É possível também solicitar a certidão de óbito pela internet em alguns estados brasileiros.
Em segundo lugar, no cartório, você deverá preencher um requerimento de solicitação de certidão de óbito. É importante fornecer todas as informações de forma clara e objetiva.
A emissão da certidão de óbito é um serviço pago. O valor da taxa varia de acordo com o estado e o cartório em que o documento será emitido.
Ao solicitar a certidão, você receberá informações sobre o valor da taxa e a forma de pagamento.
Após a emissão da certidão de óbito, você poderá retirá-la no cartório ou recebê-la em casa pelos correios, caso tenha solicitado o serviço de entrega.
Por fim, lembre-se: a certidão de óbito é um documento importante e deve ser guardado em um local seguro. Além disso, é importante atualizar outros órgãos e instituições sobre o falecimento, como o INSS, bancos, entre outros.

