Sabemos que alguns procedimentos no INSS são demorados, desde o agendamento até a análise de documentos.
Após a perícia ser feita, o resultado deveria ficar disponível de forma automática às 21h do mesmo dia. A consulta pode ser feita através do Meu INSS.

Mas o que acontece se você não recebe o resultado? Vamos conferir!
Acerto Pós-Perícia: O Que É e Qual sua Finalidade?
O acerto pós-perícia serve para regularizar pendências, além de permitir que o segurado informe os dados necessários para conclusão do pedido de benefício. Como informações incompletas dos dados cadastrais (o endereço, por exemplo), dos vínculos trabalhistas ou das contribuições.
O que acontece é que muitas vezes não é possível acessar o resultado na data prevista, isso pela grande demanda para os servidores do INSS ou diversas pendências.
No caso do auxílio-doença, o principal motivo de demora dos benefícios é a falta do Acerto Pós-Perícia. Ele deveria acontecer automaticamente, mas é recomendável que você o faça para agilizar o processo.
Onde Pode ser Necessário acertar?
O mais comum são problemas nos dados cadastrais ou no CNIS no segurado.
- Dados: Erro no cadastro, nome errado, ausência do nº do CPF, NIT não vinculado;
- Vínculo e remuneração: Necessidade de regularização, ausência de apresentação do DUT e CTPS, solicitação de comprovante como MEI, períodos com contribuições abaixo do mínimo, etc.
Ele é utilizado na resolução também do segurado especial, principalmente para os trabalhadores rurais. Isso acontece quando houver a necessidade de analisar documentos que comprovem se o segurado, realmente, é um trabalhador rural.
Nesses casos o acerto é ainda mais importante e recomendamos que você o faça assim que marcar sua perícia, pois a chance do INSS não saber sua profissão é bem maior.
Como Solicitar o Acerto Pós-Perícia?
A solicitação é feita através do telefone. Primeiramente, você precisa entrar em contato com o INSS através do 135 e fazer o agendamento do serviço.
Após isso, se tiver alguma pendência, é necessário perguntar quais documentos precisará enviar. O processo de anexar os documentos é feito pelo Meu INSS.
Passo-a-passo:
- Acessar o site ou aplicativo no Meu INSS;
- Clicar na opção “Agendamento/Solicitações”;
- Anexar os documentos devem ser encaminhados digitalizados ou fotografados com boa resolução.

O Que Fazer Após o Acerto Pós-Perícia?
A agência do INSS em que o segurado realizou a perícia médica tem o prazo de 5 dias para resolver a situação. Porém, se o caso não for resolvido, o beneficiário pode registrar uma reclamação na ouvidoria da previdência ou entrar com uma ação judicial.
Por fim, nesse último caso, é importante ter um advogado especialista para te ajudar em todo o processo para a entrada na justiça.