É o benefício que garante proteção previdenciária a sua velhice, após alcançar os requisitos necessários.

Aposentadoria por idade antes da Reforma da Previdência

Antes da Reforma, os requisitos para a aposentadoria por idade eram:

Além disso, apenas completar a idade de APOSENTADORIA não é suficiente para receber o benefício. Ou seja, há ainda um segundo requisito que deveria ser cumprido, a carência (tempo mínimo de benefício), que seria, em regra,  180 meses de contribuição à Previdência Social.

Aposentadoria por idade após a Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência manteve a regra de transição da aposentadoria por idade, alterando apenas o requisito de 180 contribuições de carência para 15 anos de tempo de contribuição, além de aumentar a idade para as mulheres para 62 anos a partir de 2023.

A regra permanente pelo atual texto aumentou o tempo de contribuição dos homens para 20 anos de tempo de contribuição.

Quanto preciso contribuir para obter a Aposentadoria por Idade?

Apesar de já ter a idade necessária para o benefício, se você não tiver 15 anos (180 meses) de contribuição não poderá se aposentar. Anteriormente era exigido 180 meses para cumprimento da carência,  após a Reforma passou a ser exigido 15 anos de contribuição.

Isso muda tudo, pois 180 contribuições para carência são completamente diferentes que 15 anos de contribuições, sendo que muitas pessoas que não tinham direito antes da Reforma agora terão, mesmo sem ter contribuído um dia a mais.

Regra de transição

O segurado deve preencher os seguintes requisitos: 60 anos de idade/ mulher (acrescido de 6 meses a cada ano, a partir de 01/01/2020, até atingir 62 anos) ou 65 anos de idade/homem + 15 anos de tempo de contribuição

Regra permanente

Já na regra permanente, para quem se filiou ao sistema depois da Reforma, o segurado deve preencher os seguintes requisitos: 62 anos de idade + 15 anos de contribuição  (mulher) ou 65 anos de idade + 20 anos de tempo de contribuição (Homem).

Com Dúvidas Sobre Aposentadoria Por idade Urbana?