Depois de muito tempo de trabalho, a aposentadoria é muito importante para o tão merecido descanso.
Quando se trata de aposentadoria rural você pode se enquadrar em segurado empregado ou segurado especial. Entretanto, em ambos os casos precisa de uma documentação específica.
Com isso, respondendo a nossa pergunta inicial, não tem como se aposentar só com os documentos do sindicato, mas ele facilitam o processo.
Quais documentos do sindicato ajudam e como conseguir?
A declaração dos sindicatos de trabalhadores rurais é um documento que pode ser utilizado. Para conseguir basta comparecer, com todos os documentos que você já possui para comprovar o período como trabalhador rural, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município que você trabalhou no meio rural.
O mesmo vale para sindicato ou colônia de pescadores, contudo precisa ser homologada pelo INSS. Você pode usar documentos do RURAP (se for do Amapá) e ITERPA (se for do Pará).

Quais outros documentos preciso?
Como falamos antes, existem algumas aposentadorias que exigem documentos específicos, mas tem os documentos que são necessário em todos os tipos:
- Carteira de Identidade (RG) e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Comprovante de residência atualizado;
- Extrato do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
- PIS/Pasep e NIT (Número de Identificação do Trabalhador);
- Carnês de Contribuição (no caso de autônomos).
E as demais aposentadorias?
Já deu uma olhadinha no nosso site? Aqui você encontra textos completos explicando, por exemplo, o de como comprovar trabalho rural para aposentadoria.
Da mesma forma, de informações sobre aposentadoria especial, por idade rural e muitos outros. Além disso, estamos sempre a disposição para te ajudar no que precisar!


