fbpx

ASSÉDIO MORAL

O QUE É ASSÉDIO MORAL?

É a exposição do trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

            É importante informar que ao contrário do que muitos pensam, o assédio moral sofrido pelo empregado no âmbito da relação de emprego, pode ocorrer tanto por atos praticados na figura do empregador quanto de seus prepostos que assim procedem, ainda que sem o conhecimento do empregador.Ou ainda por atos praticados por outro colega de trabalho.

         Podemos citar como exemplos mais comuns de assédio moral: apelidos pejorativos, deixar o empregado sem fazer nada de forma proposital, que é o chamado “estado de geladeira”, ameaçar o empregado de perder o empregado caso não atinja a meta, entre outros.

            Caso o empregado comprove que foi vítima de assédio moral no ambiente de trabalho, a empresa poderá ser responsabilizada a reparar o prejuízo que causou ao empregado.