Calcular a aposentadoria agora está cada vez mais fácil, pois o Meu INSS conta com um serviço para saber quanto tempo de trabalho falta, seja por idade ou por contribuição.
A simulação é com feita com os seus dados que já estão no INSS. Ela é somente para você ter uma estimativa, não garante o direito, mas ele pode ser solicitado pela internet.
Veja como fazer:
Entre no Meu INSS pelo site ou pelo aplicativo. Faça o seu acesso através do CPF, mas caso não tenha você pode fazer o seu cadastro.
Na maioria das contas já aparece o simulador de aposentadoria na tela de início, se a sua não estiver, é só ir na parte de cima em “Serviços”, posteriormente clique em “Simular Aposentadoria”.
Viu como é rápido e fácil? Ao abrir, é só adicionar o gênero, o tempo que você trabalha contribuindo para o INSS e a sua idade. Caso já tenha os dados, você pode apertar onde tem um lápis e editar.
Todas as informações aparecerão, com as regras antigas e as de transição. Na parte de baixo da tela você encontra o botão para baixar um documento com todos os dados sobre a aposentadoria e suas regras, também para solicitar a sua, caso já tenha direito.
Aposentadoria por idade:
No caso da aposentadoria por idade, é necessário que o segurado tenha pelo menos 15 anos de tempo de contribuição.
Além disso, idade mínima de 65 anos, no caso dos homens, e a partir de 61 anos e 6 meses para as mulheres. Para os dois casos, é necessário ter o tempo de trabalho.
Aposentadoria por tempo de contribuição:
Existem vários tipos de aposentadoria por tempo de contribuição, em todos os casos você precisa ter um tempo de contribuição mínimo.
As aposentadorias por tempo de contribuição são:
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição Integral (antes e depois da Reforma);
- Regras de transição;
- Aposentadoria por Pontos (antes e depois da Reforma);
- Aposentadoria Proporcional.
Você pode saber disso e muito mais acompanhando o nosso site!