Ter o salário atrasado é uma situação desagradável e pode causar muitos problemas financeiros para o trabalhador. Se você está passando por isso, é importante saber como agir. Confira as principais informações sobre o assunto.
O que é considerado atraso de salário?
O atraso no pagamento do salário ocorre quando a empresa não paga o salário do funcionário até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado.
Como devo proceder em caso de atraso no salário?
A primeira coisa a se fazer é conversar com o empregador e tentar entender o motivo do atraso. Se o problema persistir, o próximo passo é procurar um advogado ou o sindicato da categoria.
Qual ação pode ser tomada em caso de atraso no salário?
O empregador pode ser notificado extrajudicialmente e judicialmente, por meio de uma ação trabalhista, para que pague o salário atrasado, bem como as multas e juros correspondentes.
Há alguma forma de prevenir o atraso no salário?
Verifique se o seu empregador tem histórico de atrasos no pagamento de salário e, caso isso seja recorrente, considere a possibilidade de buscar outras oportunidades de trabalho.
O que fazer se o empregador não tiver condições de pagar o salário?
Caso o empregador esteja passando por dificuldades financeiras, é possível realizar um acordo para parcelar o pagamento ou realizar a execução dos bens e contas bancárias.
Resumindo
Se o seu empregador estiver atrasando seu salário, tente conversar e entender a situação. Se o problema persistir, procure ajuda de um advogado ou do sindicato da categoria. Há ações que podem ser tomadas para garantir o recebimento do salário atrasado e é importante prevenir futuros atrasos, buscando informações sobre o histórico da empresa.