Foto de Capa: Agricultor sorri enquanto seguro um cestos cheios de pimentas coletadas

Qual a idade para aposentadoria rural do agricultor?

Qual a idade para aposentadoria rural do agricultor?

Você sabe qual a idade para aposentadoria rural do agricultor? Descobrir essa e outras informações sobre o benefício previdenciário é essencial. Dessa forma, você programa o seu descanso e sabe exatamente o momento de poder para de trabalhar.

Contudo, nem todos sabem qual a idade para se aposentar sendo agricultor, o que pode atrapalhar a usufruir dos benefícios. Porém, estamos aqui para acabar com as principais dúvidas em relação ao seu acesso à aposentadoria rural. Venha conferir!

Advogado por WhatsApp

Especialista em Aposentadoria Rural

Qual a idade para aposentadoria rural do agricultor?

Saber qual a idade para aposentadoria rural do agricultor é essencial para ter acesso ao benefício. Isso porque, é preciso respeitar o pré-requisito mínimo para fazer a sua solicitação e garantir que irá se aposentar sem maiores dificuldades.

De toda forma, a idade para solicitar a aposentadoria rural do agricultor é de apenas 60 anos de idade. Diferente do que acontece no meio urbano, não é preciso alcançar uma idade maior, o que iria dificultar a vida do agricultor.

O número necessário é menor porque é entendido que o trabalho rural acaba exigindo mais do corpo humano. Por esse motivo, é importante que esses trabalhadores consigam se aposentar mais cedo, afinal de contas, o seu serviço é mais pesado.

Em todo caso, a aposentadoria rural é um benefício previdenciário que agricultores com 60 anos, ou, no caso das mulheres, 55 anos, podem usufruir. Porém, é importante também que ambos tenham pelo menos 180 meses de contribuições ao INSS, ou seja, o equivalente a 15 anos de trabalho.

Existem outros modelos de aposentadoria rural para agricultores?

Existem alguns modelos de aposentadoria rural diferente para os agricultores, e com isso, a idade necessária pode mudar. Aqui, é importante entender que, dependendo do modelo escolhido, o valor a ser pago para você quando se aposentar vai variar.

Porém, quantidade de anos contribuindo para o INSS, além de tempo trabalhado, influenciam diretamente no valor pago. Por isso, é impossível dizer qual seria o mais vantajoso para o seu caso, já que é preciso analisar todos esses dados.

Em todo caso, na modalidade de segurado especial ou de idade rural, o trabalhador pode solicitar a aposentadoria com a mesma idade: 60 anos. Porém, no caso da aposentadoria por tempo de contribuição, a situação é diferente, já que o critério de idade não existe.

Sendo assim, você pode solicitar a aposentadoria antes de chegar aos 60 anos, o que pode ser mais positivo para o seu caso. Contudo, aqui, é preciso ter 35 anos de contribuição caso seja homem, e, para as mulheres, a contribuição deve ser de 30 anos.

Advogado por WhatsApp

Especialista em Aposentadoria Rural

Familiares do agricultor podem solicitar aposentadoria rural?

Agora que já falamos sobre qual a idade para aposentadoria rural do agricultor, vamos abordar outro ponto importante: os familiares. Muitas famílias trabalham de maneira conjunta para garantir o sustento de todos, porém, o momento de se aposentar é preocupante.

Isso porque, o agricultor pode conseguir se aposentar, mas e os seus familiares que também dependem do trabalho? A boa notícia é que eles também podem usufruir desse benefício, porém, é preciso comprovar que eles ajudaram no processo produtivo.

Dessa forma, a esposa do agricultor pode se aposentar, garantindo que os dois recebam uma aposentadoria cada. Para comprovar o serviço conjunto, o testemunho de conhecidos, além de documentos no nome do outro, podem ser o suficiente para o INSS.

Além da esposa, o filho do agricultor também pode se encaixar nos critérios para receber a aposentadoria rural. Contudo, é necessário respeitar a idade mínima para isso, e, assim como no outro caso, é necessária a comprovação.

Como comprovar o trabalho rural para solicitar aposentadoria?

Para ter acesso à aposentadoria para agricultor, é necessário comprovar o trabalho rural, etapa essencial durante a solicitação do benefício. Nesse ponto, é preciso estar atento, pois são os documentos que irão te ajudar a dar entrada na aposentadoria.

De toda forma, é interessante entender também que não existem documentos específicos para serem apresentados aqui. Tudo o que servir para comprovar o seu trabalho como agricultor durante o período de carência exigido, já é suficiente.

Por esse motivo, mais de 50 documentos diferentes podem ser usados para te ajudar a ter acesso ao benefício. Entretanto, é interessante estar atento em relação às datas, pois são elas que irão comprovar o tempo de trabalho necessário para solicitar a aposentadoria.

Em todo caso, o testemunho de pessoas que viam o agricultor trabalhar também podem servir, se contar com o auxílio de um advogado. De toda forma, é sempre interessante ter esse profissional ao seu lado, para garantir o acesso aos benefícios.

Enfim, alguns dos documentos que podem ser apresentados para comprovar trabalho rural do agricultor são:

  • notas fiscais de venda de mercadorias produzidas pelo agricultor;
  • contratos sobre a terra que foi utilizada;
  • declarações de sindicatos e outras organizações que o agricultor tenha feito parte;
  • blocos de notas;
  • apresentar o cadastro no INCRA, com comprovante de que foi feito.

Como solicitar a aposentadoria rural do agricultor?

Agora que já sabemos qual a idade para aposentadoria rural do agricultor, podemos também falar sobre a solicitação do benefício. Hoje, o procedimento pode ser feito de forma simples, por meio da plataforma Meu INSS.

Após acessar a plataforma com os seus dados pessoais, você pode enviar os documentos que comprovam o trabalho rural e solicitar a aposentadoria. Depois disso, basta aguardar o INSS analisar o que foi enviado para decidir se terá acesso ao benefício ou não.

Pode ser que aconteça uma revisão de benefícios, já que o seu pedido pode ser negado por alguma questão. A mais comum é a do órgão não reconhecer o trabalho rural, pois, muitas vezes, enviamos documentos que não comprovam isso para o INSS.

Por esse motivo, é interessante contar com um advogado no momento de fazer a solicitação da aposentadoria. Dessa forma, você terá um profissional especializado na área, para garantir que você terá acesso ao benefício da forma correta.

Em todo caso, não se esqueça de estar atento aos pré-requisitos para garantir o acesso à aposentadoria rural. Para conferir outros artigos para te ajudar a usufruir dos seus direitos, não deixe de ler os artigos do nosso blog!

Advogado por WhatsApp

Especialista em Aposentadoria Rural

Posts Relacionados

Não deixe de conferir esses posts relacionados também!

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários

    Atendimento rápido, eficiente e em tempo real para sua comodidade!

    Resolva os seus problemas sem precisar sair de casa.

    Entre em contato
    Mulher sorrindo com um celular na mão