Foto de Capa: Agricultor sorridente de chapéu e roupas rurais segura enxada

Aposentadoria rural do agricultor: vale a pena contratar advogado?

Aposentadoria rural do agricultor: vale a pena contratar advogado?

Aposentadoria rural do agricultor: vale a pena contratar advogado? Essa dúvida é muito comum entre agricultores que estão, enfim, se aposentando. Porém, eles não sabem se a presença de um profissional do Direito é necessária ou positiva nesses casos.

Por isso, preparamos este texto, falando um pouco mais sobre a contratação de um advogado para dar início a sua aposentadoria. Além disso, você também vai conferir outras informações essenciais para conseguir se aposentar sem dores de cabeça. Confira!

Advogado por WhatsApp

Com 13 anos de experiência em benefícios do INSS, ajudamos milhares de pessoas a conquistarem a sua aposentadoria rural e outros direitos

O que devo apresentar para solicitar aposentadoria rural?

Antes de falarmos sobre “aposentadoria rural do agricultor: vale a pena contratar advogado?”, vamos abordar o que deve ser apresentado para se aposentar. É preciso que o trabalhador cumpra algumas regras básicas para dar entrada no benefício.

De toda forma, não são muitos os pré-requisitos para conseguir dar entrada na aposentadoria rural do agricultor, sendo eles:

  • ter idade mínima de 55 anos para as mulheres, e 60 para homens;
  • ter trabalhado em meio rural por pelo menos 15 anos.

São somente esses dois requisitos que você precisa se adequar para conseguir usufruir da aposentadoria rural. Porém, é importante destacar que, quando falamos de trabalho rural, é preciso que ele seja comprovado, o que pode gerar algumas dores de cabeça.

Para isso, você precisa apresentar documentos que comprovem que o trabalho rural aconteceu. Notas fiscais de vendas de produtos, blocos de notas, entre outros documentos também podem ser de grande utilidade nesse momento.

De toda forma, esse é um ponto que costuma atrapalhar diversos agricultores a conseguirem se aposentar. Por esse motivo, a presença de um advogado especializado na área é recomendada, pois ele facilita essa parte do processo.

Em quanto tempo o pedido de aposentadoria é analisado?

Aposentadoria rural do agricultor em 2024: saiba tudo! (sousaadvogados.adv.br)

O pedido de aposentadoria rural do agricultor pode levar até 30 dias corridos para ser analisado. Dessa forma, é preciso se programar para garantir que não será prejudicado e não ficará muito mais tempo do que o esperado sem receber algum dinheiro.

Porém, também é importante destacar que esse período pode ser estendido por mais 30 dias, caso o INSS tenha justificativa para isso. Sendo assim, na pior das hipóteses, você pode demorar até 60 dias para ter acesso a sua aposentadoria.

Em todo caso, é sempre interessante solicitar a aposentadoria de maneira programada, para que não fique sem qualquer remuneração. A orientação com um advogado, durante esse período, é recomendada para evitar dores de cabeça futuras.

Advogado por WhatsApp

Com 13 anos de experiência em benefícios do INSS, ajudamos milhares de pessoas a conquistarem a sua aposentadoria rural e outros direitos

Quem pode dar entrada no pedido de aposentadoria rural do agricultor?

Uma dúvida que pode surgir em quem trabalha em ambiente rural é sobre quem pode dar entrada na aposentadoria rural. Basicamente, qualquer um que dependa da terra para tirar o seu sustento, e que não utilize equipamentos mecanizados, pode fazer isso.

O agricultor rural é aquele que utiliza de ferramentas primitivas para realizar o seu serviço, e que depende disso para sobreviver. Dessa forma, ele consegue produzir alimentos que ajudam a sociedade, além de trazer o sustento para a sua própria casa no processo.

Além disso, é interessante citar que os familiares dos agricultores rurais também podem fazer a solicitação dessa aposentadoria. A esposa do agricultor, por exemplo, pode fazer o pedido para conseguir usufruir da mesma aposentadoria para ela.

Contudo, para que o benefício seja concedido, ela precisa respeitar os pré-requisitos que já citamos aqui. Além disso, deve ser comprovado que ela ajudava no trabalho do marido de alguma forma, auxiliando durante o período produtivo.

Além disso, o trabalho deve ser comprovado, e por isso, documentos podem acabar sendo necessários. Nesse caso, até mesmo o testemunho de pessoas próximas também pode ser de grande ajuda no momento de comprovar o trabalho de familiares.

Preciso de advogado para dar entrada na aposentadoria rural?

Não é obrigatória a contratação de um advogado para dar entrada na aposentadoria rural do agricultor. O próprio trabalhador pode fazer isso ao acessar a plataforma Meu INSS e fazer o envio dos documentos solicitados pelo canal escolhido.

Além disso, ao ligar no número 135, ele também pode dar início ao processo, e ainda se informar sobre o procedimento com o INSS. Como você pode ver, para dar entrada na aposentadoria, você tem algumas alternativas interessantes.

Contudo, o procedimento pode acabar levando um certo tempo, e, se tiver problemas, ele irá se estender. Se o pedido for negado, por falta de comprovação de tempo de trabalho rural, ele não irá durar apenas um mês, como muitos imaginam.

Por esse motivo, é recomendado contar com um profissional do Direito ao seu lado, no momento de fazer a solicitação. Um advogado vai evitar que o seu pedido seja negado, pois a apresentação dos documentos que comprovam o trabalho será feita da forma correta.

Além disso, em caso de problemas, ele será o responsável por fazer os ajustes necessários para que o seu pedido seja aceito. Ou seja, a presença de um advogado não é obrigatória para você conseguir se aposentar, porém, é o mais recomendado.

Aposentadoria rural do agricultor: vale a pena contratar advogado?

Enfim, aposentadoria rural do agricultor: vale a pena contratar advogado? A resposta para isso é positiva, já que a presença de um profissional do Direito facilita procedimentos. Principalmente quando estamos falando sobre comprovar o trabalho realizado.

Um advogado especializado na área pode te orientar sobre quais documentos irão te ajudar a comprovar o tempo de trabalho para se aposentar. Muitas vezes, agricultores rurais têm dificuldade em usufruir do benefício justamente por não conseguirem isso.

Porém, os advogados conseguem analisar o seu caso e orientar sobre a melhor alternativa para o seu caso. Além disso, um profissional do Direito também é capaz de resolver problemas se o pedido de aposentadoria rural for negado.

Em todo caso, não deixe de contar com um advogado ao seu lado ao dar entrada na aposentadoria rural. A presença de um especialista na área vai ser importante para que você escolha a melhor aposentadoria, e consiga descansar de forma digna.

Por fim, terminamos o nosso texto por aqui, mas você pode conferir outros artigos para conhecer os seus direitos, ao acessar nosso blog!

Advogado por WhatsApp

Com 13 anos de experiência em benefícios do INSS, ajudamos milhares de pessoas a conquistarem a sua aposentadoria rural e outros direitos

Posts Relacionados

Não deixe de conferir esses posts relacionados também!

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários

    Atendimento rápido, eficiente e em tempo real para sua comodidade!

    Resolva os seus problemas sem precisar sair de casa.

    Entre em contato
    Mulher sorrindo com um celular na mão